No século 20 a forma mais comum de se comunicar com pessoas distantes era através da troca de cartas, nesta modalidade a troca de informações demorava muito. Nesse mesmo século, a tecnologia não era suficientemente desenvolvida.
A troca de informações através das cartas mostrava-se segura(,) uma vez que não era possível que outras pessoas tivessem acesso, somente o destinatário*. Com o surgimento agressivo das mídias e da internet, as trocas de informações passaram a ser mais rápidas e a exposição mais aparente.
A maior parte dos internautas dedicam um bom tempo de navegação para as redes sociais, como Facebook e Twitter. Os internautas têm a possibilidade de publicar e compartilhar informações com outras pessoas. Mas nessa modalidade a segurança não é garantida.
O ser humano, segundo estudos do psicólogo Abraham Maslow, é motivado segundo suas necessidades. Nas redes sociais é comum a manifestação da autoestima e social (??). É comum a publicação de informações pessoais, tem há casos (em) que essas informações são publicadas em tempo real. E esta situação tem provocado o aumento de crimes virtuais como roubo de informações sigilosas, pedofilia e extorsão.
A fim de evitar estes crimes(,) se faz necessário tomar algumas precauções como tomar cuidado com o que é publicado, ter contatos com pessoas conhecidas e não expor informações reveladoras sobre si, como lugares que costuma frequentar, local onde trabalha e lugar onde mora.
Comentários do corretor
* Essa informação é questionável. Alguém poderia violar as correspondências no caminho da entrega.
Atenção à pontuação, ao uso devido de preposições e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, porém a discussão ficou superficial.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |