Com a popularização da internet vieram as redes sociais que trouxeram mudanças no cotidiano e na interação das pessoas, criando relacionamentos "artificiais" e distanciando as pessoas próximas, (.) mas essas mesmas redes também possibilitam a troca simultânea de informações(,) notícias e experiências, por ser tão fácil divulgar algo torna-se uma ferramenta perigosa, pois mesmo dando a sensação de segurança por não ser algo fisíco(,) suas ações na rede têm as mesmas consequências que fora dela, (.) publicar uma foto da sua família na rede equivale a pendurá-la no seu portão. É necessário um pensamento mais crítico por parte dos usuários sobre o conteúdo postado e também leis que garantam a segurança dos usuários e prevejam crimes na internet, (.) o anonimato não pode ser usado para ferir os direitos de outros usuários. As pessoas têm de lembrar que um comentário feito na internet não é como uma conversa(,) pode ser mal interpretado facilmente e causar constrangimentos ou até ferir a moral de alguém. Por isso é necessário ser consciente sobre o material postado e ao público a que se destina.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, há espaço para uma discussão mais abrangente e aprofundada sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |