O acesso à internet tem se intensificado ao longo dos anos e hoje, faz parte da rotina de várias pessoas. Tal fato está ligado a à facilidade ao acesso a esse veículo de comunicação e ao vasto universo de entretenimento que ela proporciona, como às as redes sociais, o que é positivo, pois, dessa maneira, nota-se uma ascensão da inclusão social. Porém, verifica-se o uso desenfreado dessa ferramenta para a auto exposição de seus usuários. Até que ponto as redes sociais podem ajudar ou atrapalhar? Quais os limites da exposição na internet e quais riscos ela pode desencadear?
Foi-se o tempo em que os usuários das redes sociais tinham como principais objetivos a busca por informações, construção de novas amizades e comunicação com família, amigos e colegas de trabalho. Hoje, ter uma conta no Instagram ou Facebook representa ter um diário virtual, no qual são expostos a rotina diária, a localização, o estilo de vida, o que se come, o que se veste, o que se pensa, e, por vezes, fotos e vídeos íntimos. Sobram informações desnecessárias que, podem ser usadas para diversos fins por quem as visualiza.
A possível explicação para o fenômeno da superexposição nas redes sociais é de que o ser humano tem a necessidade de ser aceito e a realização desse desejo se manifesta nas redes sociais, através dos “likes”. As ações e acontecimentos só são avaliados como reais, se forem publicados. Então as pessoas estão cada vez menos preocupadas com a sua privacidade e cada vez mais interessadas em ganhar a aprovação de seus seguidores com suas publicações, ainda que as mesmas atraiam a atenção de pessoas maldosas com intenções de usá-las para fins ilícitos.
Diante deste cenário em que vivemos, no qual a aparência virtual é mais importante do que a realidade, é imprescindível que haja um limite. Cabe a cada indivíduo preservar a sua privacidade tanto no mundo real como no virtual, discernindo o público do privado e ponderando quais informações deve-se compartilhar.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |