Andando pelas ruas ouvimos o celular tocar ou sentimos vibrar: será uma mensagem no “face”, no “zap zap”? Adentramos o shopping, uma loja, uma lanchonete e a maior procura é por um sinal de wi-fi . Diante dessa situação, temos a certeza de que vivemos na Era da Informação. A rapidez de envio e recebimento de caracteres, imagens, e vídeos tornou a vida da humanidade melhor, mas perigosa também, principalmente quando se trata da exposição na internet.
Além de alimentar o ego, demonstrando muitas vezes certo ar narcisista, presenciamos um verdadeiro espetáculo, onde todo mundo quer “curtir” e ser “curtido”, onde todo mundo quer ser uma subcelebridade (quem sabe até uma celebridade e ser conhecido por todo mundo): quanto mais “likes”, mais popular é uma pessoa.
No entanto, temos acompanhado alguns problemas provocados pela exposição excessiva nas redes sociais que além de gerar processos, também abala a auto-estima autoestima dessas pessoas, que passam a ser assediadas, ridicularizadas, sofrendo humilhação pelas imagens, comentários ou vídeos publicados. Outra decorrência é que estamos acessíveis a pessoas mal intencionadas: pedófilos, seqüestradores, estupradores, entre outros.
Sendo assim, apesar da internet nos auxiliar e nos aproximar de amigos e parentes distantes, pode ser algo perigoso nas mãos de pessoas desinformadas, sobretudo ingênuas. A internet é nova, as redes sociais mais novas ainda. Cabe aos pais orientar seus filhos e buscar informações.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título
Atenção à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente, no entanto é possível aprofundar mais na argumentação e criar uma conclusão mais persuasiva.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |