Foi-se o tempo em que as pessoas tinham sua vida, imagem e sua intimidade guardadas. Hoje, tem se tornado muito comum as pessoas se exporem por meros "likes" e reconhecimento. Basta um clique e todos ficam a par da sua vida pessoal.
A tecnologia permitiu o livre acesso de milhares de pessoas às redes sociais. Destemido, o homem publica fotos, vídeos, opiniões; de tudo um pouco. Porém, essas atitudes podem atrair os olhares maldosos daqueles que têm o intuito de defamar difamar, humilhar, roubar e fraudar os outros através de suas informações compartilhadas. É grande o número de pessoas lesadas no mundo virtual. E a culpa? Delas mesmas.*
O ser humano está se expondo de forma desinibida. Até as crianças de hoje em dia estão entrando nessa onda de exposição. É difícil encontrar quem não se mostre. É como se fosse uma "revolução dentro de uma revolução". Precisamos ter juízo daquilo que virá a ser públicado publicado. Nunca se sabe quem está por trás de uma foto de perfil.
Sabe-se, desde suas origens, que a internet, e tudo que nela é publicado, interfere e causa impactos no cotidiano e na vida das pessoas, então tenhamos o senso do público e daquilo que é privado; mudemos a maneira de se conectar, de se relacionar. Se expôr expor muito custa caro.
Comentários do corretor
* Cuidado para não cair no clichê da culpabilização da vítima, o raciocínio insustentável de que alguém é vítima de um crime por culpa própria, e não do criminoso.
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente; no entanto, é possível desenvolver uma argumentação mais crítica sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |