Centenas de informações circulam pela rede. São mensagens instantâneas em tempo real, postagens a cada minuto e perfis surgindo de todo o mundo. Em um simples clique várias pessoas podem ter acesso a diversas referências que podem causar consequências no futuro.
Na era da globalização, o mundo aproximou as pessoas por meio do acesso da tão famosa internet. É bem comum surgir as mais variadas redes sociais que tem seu acesso facilitado em dispositivos móveis. Porém essa facilidade trouxe consequências, pois se tornou banal a exposição indiscreta das intimidades e sentimentos pessoais.
Em frases como “se sentindo triste, feliz e desanimada”, (a pessoa) torna-se se torna cada vez mais acessível a milhões de usuários que criam confusões e intrigas(,) fazendo desses locais um palco de discussões e baixarias. Há quem reclame que sua imagem está muito comprometida, pelos vários fofoqueiros que muitas vezes não podem ser identificados.
A segurança virou motivo de chacota e muitos jovens acham que essa exposição nas redes não trará consequências. A falta de limites no sobre o que expor para todos ainda poderá trazer muito sofrimento para os internautas que tornam sua vida um livro aberto.
Portanto é preciso que haja uma conscientização em relação aos limites de exposição nas redes sociais(,) mostrando as principais sequelas que esses atos podem causar. É necessário que haja a proibição de aplicativos que têm o intuito de difamar a imagem de muitas pessoas e punir rigorosamente quem participa dessas práticas.
Comentários do corretor
* Escreva exposição com letra minúscula e não use ponto final no título
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão e sem torná-la crítica e informativa.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |