As redes sociais favoreceram a interação entre as pessoas, possibilitando reencontrar amigos e manter contato mesmo a à distância. No entanto, o ambiente virtual não está imune aos reflexos negativos da sociedade, podendo ser usada usado por indivíduos mal intencionados para promover violência, discriminação ou fazer ameaças.
Assim, as informações divulgadas na internet podem ter uma repercussão tão grande que fica difícil restringir o acesso. Dessse modo, as opiniões expressas são passíveis de erro de interpretação e os conteúdos pessoais como fotos ou vídeos podem ser salvos em qualquer computador. Esses arquivos podem ser utilizados como método de chantagem, quando a pessoa que o postou não tem mais interesse que outras pessoas saibam sobre os mesmos.
Apesar do perigo, muitos indivíduos postam imagens e informações pessoais sobre onde se encontram, aonde vão e os lugares que costumam frequentar. Essa "necessidade" de superexposição revela uma característica da modernidade narcisista, que clama para ter a atenção da sociedade, mesmo tendo a segurança em risco. Além disso, algumas empresas utilizam as redes sociais para saber um pouco mais sobre o candidato, e fotos recorrentes em bebedeiras ou participação em páginas que fazem apologia a qualquer tipo de violência podem causar uma má impressão.
Diante do que foi apresentado, nota-se que é necessário ter cautela ao utilizar a internet, pois a superexposição pode ser uma oportunidade para os criminosos agirem. Além disso, a sofisticação para promover crimes não é a mesma para detê-los, visto que apesar da tecnologia é muito difícil detectar os agressores virtuais. A fim de evitar riscos como assaltos e sequestros, ou mesmo danos emocionais, cabe ao indivíduo ter pudor ao divulgar um conteúdo.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase e à concordância de gênero (masculino e feminino).
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma crítica e com argumentação coerente e bem desenvolvida.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |