Século XXI: Redes sociais. Selfie. “Pau de selfie.” Lentes para celular. Capas para celular. Celulares. Câmeras. E mais celulares. Infinitos celulares. Com certeza, esse século será marcado pela evolução das tecnologias.
É muito comum vermos uma pessoa com mais de um celular. Provavelmente, quando uma pessoa acabar de comprar um celular, outra geração mais atualizada do mesmo estará sendo fabricada. E com a mesma rapidez da fabricação de celulares surgiu à a necessidade das pessoas em mostrarem o que fazem para todo o mundo.
Entretanto, com toda essa tecnologia muitos estão se preocupando (mais) em registrar o que estão fazendo, comendo, assistindo e expor para todo o mundo do que aproveitar os bons momentos em que a vida nos proporciona. Elas não têm limites. Nem se preocupam se algum bandido terá acesso a todas essas informações. Só pensam em adquirir novos seguidores, visualizações, comentários e ser a celebridade das redes sociais.
Dessa maneira, confundem-se o ter com o ser. O publicar com o viver. As pessoas não sabem mais qual a sensação de aproveitar um momento sem pensar na legenda da foto que irá postar. Enfim, as evoluções das tecnologias vieram também para ajudar, basta saber utilizar!
Comentários do corretor
* Não use ponto final em título
Atenção à crase, ao uso de preposições e do termo "se", e à coesão das frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva,mas é possível desenvolver uma argumentação melhor e mais aprofundada. Além disso, o texto se afastou do gênero dissertação e está mais para um artigo de opinião.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |