O mundo atual passa (por) uma nova revolução, a revolução da informação, onde todos estão conectados com um simples toque. As redes sociais buscam diminuir cada vez mais a distância que o mundo nos impõe. Se comunicar Comunicar-se com uma pessoa que está na China está cada vez mais fácil, isso graças ao avanço tecnológico acompanhado da internet, da tecnologia móvel e das redes sociais.
Concomitantemente as redes sociais estão levantando uma polêmica cada vez mais comum nas grandes mídias. A que ponto um usuário de uma rede social é capaz de se expor sem pensar em futuras consequências? Sem pensar em seu emprego, família ou imagem? Segundo pesquisas levantadas pelo CGI.br os jovens brasileiros em sua grande maioria possuem acesso à a alguma rede social. Ainda destaca que muitos informam, em seus perfis, escola onde estudam, sobrenome e fotos com rosto aparente.
Esses detalhes fazem muita diferença quando se pensam em possíveis ações realizadas por criminosos. As informações dadas podem ser utilizadas por cibercriminosos com o objetivo de tirar vantagens desses jovens. Muitas vezes as polêmicas vêm não com as informações(,) mais mas sim com as fotos e/ou textos publicados nas redes.
É comum vermos ou ouvirmos falar de casos de perda de emprego devido a à exposição exagerada no “mundo social” da internet. Essas páginas de relacionamento estão cada vez mais sendo utilizadas pelos patrões para se observar características do concorrente a uma vaga na empresa ou do já empregado. (,)Evitando dessa forma que ocorram futuros problemas que afetem o nome da empresa.
Nesse novo “mundo social” que se forma(,) deve ser pensado, antes de se expor, quais consequências aquilo pode trazer. Essa é uma das opções que pode ser proposta na conscientização dos jovens e adultos quanto a esse problema. Essa conscientização deve ser feita por meio da escola, que é um meio formador de opiniões, e através de campanhas em todos os possíveis tipos de mídia, destacando depoimentos de pessoas que sofreram com problemas semelhantes.
Comentários do corretor
* Em uma redação convencional, como no Enem, opte pelo uso comum de maiúsculas e minúsculas.
Atenção ao uso da crase, à grafia correta das palavras, à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente, mas é possível aprofundar um pouco mais a discussão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |