Em 1865, quando o ex-presidente dos E.U.A, Abraham Lincoln, morreu, a notícia levou treze dias para chegar à Europa. Atualmente, no entanto, bastam poucos segundos para que uma informação se difunda por todo o mundo. Desse modo, fica evidente o quanto os meios de comunicação evoluíram, ao longo dos anos, trazendo à sociedade, novos meios de interação social. A internet ampliou tal visão com as redes sociais, as quais possibilitaram um crescente cenário de exposição populacional. Contudo, os benefícios delas são contrastantes aos malefícios que tal exposição pode trazer. Cabe, então, avaliar tais aspectos e os possíveis meios de intervenção social.
Em um primeiro plano, é incontestável afirmar o quanto o ser humano buscou cada vez mais formas de se comunicar. John Donne, ao afirmar que “nenhum homem é uma ilha”, deixou evidente que todo ser humano depende de relações sociais para sobreviver. A Sociologia confirma tal assertiva ao dizer que a interação social é de suma importância à sociedade. As redes sociais, embora virtualmente, cumprem tal papel no mundo todo, possibilitando a formação de amizades, o compartilhamento de ideias, a difusão de informações e, até mesmo, a organização de protestos, como ocorreu no Brasil, em junho de 2013.
Por outro lado, a crescente exposição das pessoas nas redes sociais pode prejudicar as integridades pessoal, moral e física dos usuários, que inicialmente não veem as consequências de suas exposições e acabam, pois, sendo vítimas dos “mal intencionados”. As críticas e o cyberbullying fazem parte desse cenário, que afeta principalmente jovens e adultos, o que traz para eles constrangimentos na sociedade, seja no ambiente escolar, de trabalho ou pessoal. Assim, confirma-se que o uso de tais redes deve ser (feito) com cautela.
Infere-se, portanto, que as redes sociais apresentam aspectos favoráveis e contrários, como a crescente exposição dos usuários. Para tanto, torna-se evidente a necessidade de fiscalizações, por parte do governo, que identifiquem casos de desrespeito à integridade pessoal do indivíduo. Politicas públicas devem conscientizar a população de que há limites de exposição, em qualquer faixa etária. É importante, também, a criação de ONGs para reforçar tais objetivos. E, por fim, é indispensável que as escolas e a própria família estejam atentos para educar, desde cedo, as crianças, quanto às consequências da demasiada exposição nas redes sociais, pois como disse Pitágoras: “educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à coesão nas frases.
Bom texto. Aborda o tema proposto com citações permanentes e coerentes, além de fazer uma análise crítica e bem desenvolvida do assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |