As redes sociais se incorporaram definitivamente na vida das pessoas. Atualmente, é muito difícil encontrar alguém que não faça parte de pelo menos uma. Se bem utilizadas, trazem muitos benefícios a seus usuários, pois permitem comunicação fácil e rápida com grande número de pessoas, além de poder ser usadas tanto para atividades de laser lazer quanto para profissionais.
Há usuários que passam várias horas diárias acessando-as, postando informações e lendo postagens de outros usuários. O problema é que muitos extrapolam o limite de exposição e se prejudicam com isso, pois não têm o devido cuidado com o que compartilham, trazendo transtornos a si próprios e a seus contatos da rede. Essas pessoas não têm noção do alcance (da) Internet e só percebem quando já é tarde demais.
Para evitar problemas, é necessário estabelecer limites do quê compartilhar. E o adequado para uso das redes sociais é o que não comprometa a segurança nem a intimidade própria e de terceiros. A noção de limite é subjetiva, alguns aceitam se expor mais que outros, mas, como regra geral, deve-se sempre evitar publicar informações privadas como endereço, local de trabalho, situação financeira, fotos íntimas, entre outras. Mesmo que sejam compartilhados apenas com amigos mais próximos(,) há risco de serem alvo de hackers, invasores que conseguem obter as senhas de acesso às contas de usuários, que acessam indevidamente os dados e os divulgam.
A falta de conhecimento dos limites ocorre principalmente entre crianças e jovens. Nessa faixa etária, as pessoas são naturalmente mais impulsivas e têm mais dificuldade de analisar as consequências de seus atos. Por isso é muito importante que os pais e educadores os alertem sobre a necessidade de se estabelecer limites de exposição na Internet. Se aprenderem regras de conduta desde cedo, provavelmente serão adultos mais conscientes e evitarão problemas futuros.
Portanto, é imprescindível que usuários de redes sócias sociais conheçam os riscos e estabeleçam limites do quê irão ou não postar, pensando sempre nas possíveis consequências negativas que podem sofrer. As prioridades devem ser sempre preservar a segurança e a intimidade.
Comentários do corretor
* Em uma redação comum, como no Enem, use maiúsculas e minúsculas de acordo com a norma padrão escrita.
Atenção à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem elaborada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |