Atualmente as exposições nas redes sociais passaram a acontecer de forma desenfreada, como fotos, vídeos caseiros com conteúdos sensuais, comentários e xingamentos. O modo de diversão das pessoas foi alterado, programas, shows, festas(,) competições, lazer e até cardápios são publicados instantâneamente. Essa alta exposição está cada vez pior.
Um desses riscos ficou evidente numa reportagem de um programa dominical, onde um falso guru instalado numa tenda num shopping, fazia algumas perguntas aos participantes de uma entrevistas. Apenas com o nome do participante, uma equipe pesquisava nas redes sociais informações dos participantes e através de um ponto eletrônico essas informações eram repassadas para o guru, via ponto eletrônico. As pessoas ficavam admiradas e chocadas com a precisão do guru, chegando ao ponto de ficarem emocionadas.
Portanto(,) a privacidade dos usuários das redes sociais não é mais prioridade, uma vez que detalhes de suas vidas são postados, podendo comprometer as relações sociais, e profissionais.Como por exemplo, Pessoas que se ausentam nos dos seus empregos com falsas justificativas e, ao mesmo tempo, demonstram outra realidade nas redes sociais, participando de eventos sociais nos horários de trabalho.
As redes sociais são grandes aliadas, quando utilizadas para informação, mobilização, ajuda, notícias, acontecimentos. É necessário se policiar, orientando os filhos e ajudando os amigos que não sabem se comportar perante as redes sociais.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica, no entanto é possível aprofundar a discussão sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |