A vida através de outros olhos - Banco de redações


Exposição nas redes sociais: há limites?

Enviada em: 12/01/2015

Status:

Corrigida
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      A exposição de momentos a outras pessoas sempre esteve presente na história da humanidade, seja através de pinturas rupestres, passando pelas pinturas, até a primeira fotografia que se tem notícia (1826). Mas, após a popularização das redes sociais aumentou a quantidade de pessoas que se expõem e os locais que devem ser mencionadas mencionados nas redes; que passou a ser qualquer lugar onde se tenha uma câmera. Contudo(,) atrelado a esse aumento está presente a facilidade que muitos criminosos têm em obter informações sobre uma indivíduo , assim como, o que é perceptível a disseminação de uma cultura de uma falsa felicidade.

     Já que muitas pessoas tendem a relatar o local onde está ou até mesmo informar para onde pretende ir e com quem, algumas pessoas que estão mal intencionadas obtêm informações valiosas caso queiram cometer um crime contra outra. Um exemplo,  é (o) que  ocorreu em 2014 quando um homem descobriu  onde a ex-namorada (estava) e atirou contra ela e o amigo.

     Do mesmo modo, as fotos e informações divulgadas nas redes sociais tendem a passar transmitir uma vida que muitos não levam(.) o que há de perigoso nessa situação é a criação de uma felicidade falsa, o que leva por sua vez a fazer como que muitos jovens a almejem, buscando a realização através da divulgação de informações e aprovação de desconhecidos. Caso, não seja alcançado alcançada, pode provocar frustrações. O que leva também a à  perda da identidade.

    Logo, educar os usuários das redes sociais para o uso das mesmas é (um) meio de criar jovens pensantes e conscientes sobre as informações que devem (ser) divulgadas, para assim evitar o perigo. e, Assim com, prepará-los para não esperar  (que) a aprovação da felicidade individual não ocorra através da quantidade de seguidores ou “curtidas”.  

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), e à coesão e coerência.

O texto aborda o tema proposto de forma clara e objetiva, no entanto ainda superficial, sem se aprofundar em uma análise mais aprofundada e crítica sobre o assunto.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 6


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente