No mundo globalizado em que vivemos, é imprescindível o uso da internet e das redes sociais para que possamos nos informar, obter conhecimentos e manter contato com pessoas distantes. Mas é importante nos atentarmos para os perigos que esta ferramenta nos traz.
Vivemos em um mundo no qual se mostrar e se exibir para a sociedade está se tornando algo natural. O que vale são as curtidas e os comentários nas fotos e publicações. Não é necessário sair de casa e conseguir um amigo pelo que você realmente é, basta uma publicação, uma bajulação e pronto, se você curtiu, o outro curti curte de volta.
Cada dia mais cedo os pais presenteiam seus filhos com tablet’s, computadores e até mesmo celulares. Os perigos que rondam na internet são muitos, como conteúdos impróprios, cyberbullying, chantagens e roubos. Além de que, vários estudos mostram que o uso da internet é viciante, assim como qualquer outra droga.
Crianças e adolescentes que perdem o interresse pela escola, têm problemas com insônia, deixam de lado os seus brinquedos e os momentos com a família, para se esconderem em frente a um computador, celular ou tablet. Aparelhos estes que muitas vezes são dados pelos pais aos seus filhos com a intenção de os ocupar, para que eles consigam descansar ou terminar um serviço.
Apesar de estarmos na era da internet, a melhor informação deve vir de casa, onde os pais devem estar sempre presentes orientando seus filhos a não se exporem tanto nas redes sociais, impondo limites de tempo, e bloqueando conteúdos impróprios para cada idade. O ideal seria que sempre houvesse dialógo diálogo, para que haja confiança e a criança viva num mundo integrado, mas onde o virtual e o real não se confundam.
Comentários do corretor
Atenção à conjugação devida dos verbos e à grafia correta das palavras.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica, coerente e bem desenvolvida, tocando em aspectos bastante pertinentes ao assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |