No final do século XX, com a globalização, surgiu a internet integrando o mundo e acelerando a troca de informações. Contudo, algum tempo depois, apareceu a primeira rede social chamada de Classmates (colegas de classe). Desde então surgiram muitas outras, e com elas, vieram as tristes consequências da exposição como a pedofilia, o distanciamento familiar e os golpes através de roubo de informações.
É cada vez mais comum deparar-se com crianças utilizando as redes sociais, ou então, com pais expondo inúmeras fotos com os filhos. Em ambos os casos, há uma facilitação ao “trabalho” de pedófilos, que se aproveitam ou da inocência das crianças ou do excesso de informações contidos nas fotos.
Além disso, outro grande problema das redes é o distanciamento familiar, pois apesar de aproximar pessoas de localidades distantes, acaba com o convívio íntimo entre familiares. (,) Uma vez que estes passam mais tempo em conversas virtuais, estando ao mesmo tempo próximos, mas distantes dos entes queridos.
Outra consequência da exposição virtual é o roubo de informações por hackers e criminosos, que utilizam as redes sociais para arquitetar golpes, roubos e até mesmo assassinatos. Recentemente a espionagem dos EUA, a vários países(,) entre eles o Brasil, expôs a questão da segurança não só nas redes mas em toda a internet.
Portanto, é preciso que o governo patrocine campanhas que visem conscientizar a população sobre esses riscos e sua prevenção. Mas também, que sejam elaboradas mais leis como O Marco Civil da Internet, que protege a privacidade dos usuários da web e puni pune esse tipo de criminoso.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à conjugação dos verbos.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, informativa e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |