As redes sociais estão cada vez mais populares e são usadas por 68 % dos jovens brasileiros entre 9 e 16 anos. Na mesma proporção com que crescem estão sendo utilizadas abusivamente,sem limites, causando problemas para os usuários.Dentre vários males que a falta de limites e a super exposição superexposição acarretam se destacam: vulnerabilidade para sofrer ataques criminosos e a possibilidade de divulgação de suas fotos e vídeos para todo o mundo virtual.
É notório que as pessoas que divulgam vasta quantidade de informações pessoais na rede estão mais suscetíveis de a sofrerem alguma ação criminosa.É comum ver pessoas fazendo “ check-in” no Facebook e mostrando para todos os seus contatos: em que lugar estão, com quem, a que horas , o que estão bebendo e por aí vai. Com tanta informação disponível fica mais fácil pro bandido encontrar, roubar, seqüestrar.
Outro mal que pode afetar a vida de pessoas que se expõem muito é a divulgação inadequada de suas fotos, pensamentos. Muitas vezes as pessoas não pensam duas vezes antes de divulgarem uma foto mais íntima. Esta foto vai parar na tela de todos os contatos que posteriormente poderão fazer o download e divulgá-la para o mundo todo. Já há casos em que os usuários estão com raiva de algo e postam em seus Facebooks. A raiva passa, mas pode-se perder o emprego, a amizade.
Assim, é evidente que as Redes Sociais são muitas vezes usadas sem limitação alguma. E isso, pode gerar diversas conseqüências ruins para os usuários. Dentre vários malefícios se destacam a possibilidade de sofrerem ataques de criminosos e divulgação inadequada de fotos.Deste modo, não se expor em demasia, não divulgar dados pessoais ou fotos íntimas parece ser o caminho mais adequado para não sofrer danos muitas vezes irreparáveis.
Comentários do corretor
Atenção à grafia correta das palavras, à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e ao uso devido de preposições.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, coerente e crítica. No entanto alguns trechos ficaram um pouco repetitivos. Ouse um pouco mais na argumentação.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |