Com o advento das redes sociais, tais como o facebook, whatsapp, instagram, twitter, entre outros, muitas pessoas criaram contas pessoais, em um ou até mais de um desses sites de relacionamento, para, principalmente, comunicarem-se com parentes distantes, amigos e fazer novas amizades. Entretanto, alguns indivíduos, na ânsia de auto-afirmação, acabam saindo do objetivo e passam dos limites.
Determinados usuários se tornam tão viciados nesses sites de relacionamento que findam deixando pra segundo plano os outros afazeres mais importantes do cotidiano, como estudar, trabalhar, dar atenção à família e ir à igreja. Ademais, movidos por diversas causas que vão desde os sentimentos de narcisismo e alienação até o escatológico e machista machismo, publicam informações pessoais que colocam em risco as suas próprias vidas, bem como demonstram comportamentos inadequados perante os demais por meio dos posts e comentários inapropriados.
Os posts contendo endereços residênciais e do local de trabalho, número de filhos, renda familiar e horário de chegada em casa, são exemplos que especialistas orientam a serem descartados para não chamarem a atenção de criminosos. Além de dados pessoais e número de contas bancárias e cartão de créditos, os quais podem ser usados por hackers em transações criminosas.
Desta feita, notamos que as redes sociais são muito importantes quando usadas de maneiras discretas. Sem exageros. As pessoas têm que analisar e ter muita cautela e precaução quanto ao conteúdo que forem postar, verificando se ele é adequado de sorte que não possa servir de instrumentos para delinqüentes, e antiético em relação aos outros usuários.
Comentários do corretor
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem desenvolvida, além de demonstrar bom domínio da língua escrita padrão e do tipo de texto proposto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |