No mundo, os últimos cinco anos têm sido marcados pelo uso abusivo das redes sociais. Segundo a Academia Americana de Pediatria, a utilização excessiva da comunicação virtual leva à depressão. Nesse sentido, conscientizar os usuários da correta forma de consumo desse recurso, faz-se necessário.
De acordo com pesquisa publicada no Computers in Human Behavior, a psiquiatria revela traços narcisistas na personalidade dos indivíduos que publicam suas atividades diárias nas redes de comunicação via internet. (,) Sendo que, o indivíduo, que necessita de auto-afirmação, fica preso à obrigação de construir uma identidade que agrade seus seguidores.
Desde 1995, sofremos com mutações na comunicabilidade virtual, do celular ao primeiro acesso à internet, o ser humano está se tornando preso a uma ansiedade social e um irônico e severo isolamento. Destarte, a aquisição de saudáveis hábitos no aproveitamento de tais meios, é recomendável.
Por conseguinte, conscientizar-se-á estimulando, por meio de campanhas publicitárias e palestras, a priorização da comunicação ao vivo em detrimento da virtual, controle do tempo de uso, bem como publicação apenas de conteúdos necessários. Assim, teremos uma sociedade, que realmente, desfruta de uma rede social.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância de número (singular e plural).
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. No entanto, há espaço para uma análise mais crítica e abrangente sobre o assunto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |