Com o grande acesso à banda larga, a sociedade está habituando-se ao mundo virtual, acessando ferramentas que nos permitem fazer compras, amizades, estudar... Mas uma ferramenta em particular vem gerando uma grande repercussão, a rede social. O mal uso dessa ferramenta(,) atrelado a à necessidade de divulgar acontecimentos particulares a todo instante mostra uma carência social, a necessidade de ser aceito, por vezes até tentando passar a impressão de algo que não existe.
A juventude que está chegando na era da rede social está entrando em um novo critério de intimidade. Seus valores para qualificar o que é de cunho pessoal são muito diferentes de sua geração anterior. Por muitas vezes fazem uso de divulgação de dados pessoais e check-ins excessivos, esquecendo de que pessoas mal intencionadas utilizaram essas informações para realizar golpes e até sequestros.
A exposição de dados e ações sociais devem ser realizadas com cautela, pois como diz a terceira lei de Newton “Toda ação gera uma reação...”, e nesse caso as reações podem ser inesperadas, como o que ocorreu em maio de 2014 na cidade de Guarujá-SP, uma dona de casa foi espancada até a morte. Segundo sua família, ela foi agredida devido a de boatos postados em uma página de rede social, boatos de que ela sequestrava crianças para utilizá-las em rituais de magia negra.
A rede social tem como função aproximar pessoas, amigos e familiares que estão distantes, compartilhar assuntos relevantes e gerar descontração. Por isso é preciso estabelecer uma linha imaginária dotada de bom senso para separar o que é útil e inofensivo do excesso de exposição.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente, mas superficial, sem se aprofundar no assunto com argumentação abrangente e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |