AIDS: o desafio da conscientização continua - Banco de redações


AIDS: o desafio da conscientização continua

Enviada em: 23/12/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

      No Brasil, apenas quando surgem inúmeros casos de AIDS os órgãos governamentais e políticos, se mobilizam em campanhas para prevenção desta doença através de campanhas publicitárias, com grandes custos que oneram o poder público em recursos que poderiam ser destinados para outros casos, em períodos de grandes festividades como(,) por exemplo, o carnaval.

      A grande maioria dos novos casos registrados, se concentram no sexo masculino, estes com a ilusão de "nunca vai acontecer comigo", na faixa etária de 17 a 24 anos, estes com preferência homossexual.   As mulheres atingem aproximadamente um terço desta população com faixa etária na média dos homens com preferência heterossexual que via de regra são contaminadas pelo parceiro.

      Conscientização deve começar nas escolas primárias e se estendendo estender a todas as outras faixas escolares como escolas técnicas, universidades e até mesmo nas atividades artísticas, na tentativa de erradicar completamente novos casos através de métodos seguros de relações sexuais.  Evitando assim gastos desnecessários com remédios de alto custo que em sua maioria são importados e algumas vezes perdendo o medicamento com data de validade vencida(,) pois, a população desconhecendo este recurso governamental não utiliza porque não sabe.

       Para ter efetividade nesta campanha de prevenção(,) o governo deve investir e recomendar a prevenção boca a boca a fim de baratear o custo de recursos televisivos, mão de obra qualificada desviada das funções vitais, para esse tipo de trabalho*.  Assim(,) desta forma, a cultura da propagação de doenças sexualmente transmissíveis existe a garantia de que a conscientização pode ser mais fácil e garantida por longa data.

Comentários do corretor


* Frase não ficou clara, as orações parecem não se comunicar umas com as outras para formar um sentido. Reorganize o raciocínio.

Texto confuso, com trechos mal elaborados e que afetam o entendimento como um todo. Releia e organize melhor as ideias.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 1.5
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente