Um por todos e todos contra a AIDS - Banco de redações


AIDS: o desafio da conscientização continua

Enviada em: 17/12/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A AIDS é uma das doenças que mais mata no mundo. Seja em um país distante na África ou em nossa própria cidade, pessoas de todas as idades contraem o vírus de diversas formas possíveis. Algumas delas por pura irresponsabilidade.

A conscientização de que a AIDS é uma doença que não tem cura e que precisa ser prevenida é extremamente importante. Ainda que a doença não mate tanto quanto antes por causa de drogas que foram desenvolvidas para seu tratamento, não se pode deixar de prevenir com uso da camisinha durante as relações sexuais, o não compartilhamento de seringas no caso dos usuários de drogas, etc. E para fazer com que esse tipo de informação chegue até as pessoas é necessário o comprometimento de todos em uma ação social em prol da prevenção da AIDS.

Se todos nos unirmos utilizando o advento da internet – redes sociais – rádio, televisão, mídia impressa - para aqueles que têm acesso – e o restante dos meios possíveis de propagação de informação poderemos atingir um maior número de pessoas. E conscientizá-las do alto risco de mortalidade e da vida difícil que passariam a levar tornando-se portadoras do vírus HIV, o vírus da AIDS. Acabar com a ignorância é sem dúvida a melhor forma de prevenção.

Comentários do corretor


Bom texto.

Claro, simples, objetivo e bem escrito. No entanto, há espaço para o uso de informações que tornariam a discussão um pouco mais aprofundada.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 2.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente