AIDS: pra sempre ao teu lado - Banco de redações


AIDS: o desafio da conscientização continua

Enviada em: 15/12/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A AIDS, causada pelo vírus HIV, leva à perda progressiva da imunidade. Tal síndrome tem sua transmissão pelo sangue, sêmen entre outros. Foi na década de 80 que alguns casos se tornaram notórios e, destarte, se fizeram conhecidos por toda a população mundial.

Numa política expansionista, o vírus, de feição impávida, tem sido altamente transmitido entre jovens de 18 a 24 anos de idade. Comumente, a AIDS encontra sua perpetuação nas relações sexuais desprotegidas, as quais se fazem freqüentes no ínterim das idades supratranscritas.

Sendo uma doença incurável, conjectura-se que o indivíduo soropositivo não tardará a morrer, embora existam coquetéis capazes de propiciar alguma longevidade ao acometido de por tal vírus.

Objetivando diminuir os índices e controlar a incidência da doença, o governo e a sociedade vêm com suas propagandas, televisivas ou não, uivar que a forma mais eficaz de prevenção é o uso de camisinhas nas relações sexuais e de seringas descartáveis.

As igrejas que, pautadas no seu conservadorismo, têm como escopo subjugar a doença, remetem a sua existência às práticas contrárias às apregoadas pela bíblia, tais como o homossexualismo, a fornicação e afins.

Deveras, os males devem ser sanados com medidas aptas a extirpá-los e não como paliativos, assim como dita a pragmática perícia brasileira.

O homem, lobo do homem, é o único ser, em terra, capaz de ajudar seu semelhante e, para tanto, além de achar a raiz do problema, tem como dever se dispor a tratá-lo e malograr-lhe a existência.

Ultima ratio, no crescimento consciente proporcionado pela educação desde os tempos infantes jaz a maneira de remediar a horrenda realidade hodierna.

Comentários do corretor


Bom texto. Aborda o tema proposto de forma objetiva, crítica e bem desenvolvida. No entanto, atenção ao uso de linguagem excessivamente rebuscada. Alguns termos cabem a documentos do Direito, mas em uma dissertação comum não ficam bem. Seja formal, porém sem excessos.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 8.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente