Educar para salvar - Banco de redações


AIDS: o desafio da conscientização continua

Enviada em: 15/12/2014

Status:

Corrigida
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Não é de hoje que a população mundial é surpreendida pela AIDS, doença esta que muitas vezes é esquecida nos momentos de prazer dos indivíduos, trazendo consequências terríveis. Atualmente campanhas vem alertando a população, principalmente jovens e homossexuais, estes que teve um grupo em que houve um aumento no número de contagiados.

      Desde sua aparição nos anos 80 até os dias atuais a AIDS já matou mais de 40 milhões de pessoas. Muitas dessas mortes foram efetivas devido a à falta de conscientização proliferativa dos jovens, que pensaram apenas no prazer. Hoje, mesmo sabendo dos métodos preventivos, a população está vivendo no comodismo e se esquecendo do perigo dessa doença.

       Em 2013, dados comprovaram que o índice de novos contágios aumentou em 75% no Brasil, Camarões e China. Esse entre outros fatores fez com que o Ministério da Saúde lança-se lançasse campanhas nos meios de comunicação como o “#partiuteste”, a fim de amenizar a proliferação desta doença.

        A partir dos elementos supracitados, fica visível que se deve abrir os olhos dos indivíduos para esse mal a fim de ameniza-la amenizá-lo. Aumentar o número de palestras nas escolas, assim como, incentivar os pais a auxiliar na educação sexual dos filhos, são métodos essenciais para diminuir o índice de mortes por essa doença.

Comentários do corretor


Atenção à concordância verbal, à concordância de gênero (masculino e feminino), ao uso da crase e à grafia correta das palavras.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente