O tempo não para - Banco de redações


AIDS: o desafio da conscientização continua

Enviada em: 11/12/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O tempo não pára. Não pára, não, não pára... Frases do compositor Cazuza(,) vítima na década de 90 de uma doença incurável; (:)a Síndrome da imunodeficiência adquirida-SIDA ou AIDS(,) como é conhecida, (.) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana-HIV. (,)O qual é transmitido principalmente através de relações sexuais sem o uso de preservativo, transfusões de sangue contaminado, agulhas hipodérmicas e de mãe para filho, durante a gravidez.

Segundo o relatório Unaids, a agência das Nações Unidas que luta contra a doença, entre 1,9 e 2,4 milhões de pessoas contraíram o vírus em 2013; sendo que vários países contraíram 75% dos novos contágios, dentre eles o Brasil. Ademas, um fator preocupante e que tem crescido muito como consta no relatório, são os casos de transmissão da doença entre gays, “homens que têm relações sexuais com outros homens.” Antirretrovirais são os remédios usados para o tratamento de pessoas com Aids; (.)Esses remédios impedem a multiplicação do HIV, melhorando assim, o sistema imunitário imunológico do indivíduo, diminuindo os riscos de desenvolver doenças e melhorando sua qualidade de vida.

Portanto, o uso da camisinha ainda é o fator principal para a prevenção. Além de campanhas publicitárias, o Governo Federal deveria agir no combate com a intensificação de programas que conscientizem jovens e gays dentre outros para o uso de preservativo. Essas campanhas têm que serem direcionada ao público com porcentagens crescentes de contágio.

 

Comentários do corretor


Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à concordância de número (singular e plural).

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e coerente.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 2.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.5
NOTA FINAL: 8


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente