No âmbito biológico, a AIDS é uma doença causada por um vírus de RNA que destrói as células de defesa do portador, expondo-o a outras doenças, as quais terão maior rigidez e podem levar o indivíduo à morte. Nesse contexto, fica evidente a tamanha importância que se deve dar à AIDS, que, regida por um passado histórico de epidemia, no final do século passado, ainda acomete muitas pessoas, dentre as quais, a maioria é de jovens.
Em uma primeira análise, é indiscutível afirmar o quanto a epidemia de AIDS, a partir da década de 80, no Brasil, acarretou mudanças de pensamento e de cautela na sociedade, já que artistas famosos, como Renato Russo e Cazuza, morreram vítimas de tal fatalidade. Assim, baseando-se no filósofo Rousseau, a busca do interesse comum em favor da coletividade se fez presente na população através do aumento de campanhas e do avanço na Medicina em relação à prevenção e ao tratamento da doença.
No entanto, atualmente, em pleno século XXI, a doença cresce com altos índices e passa a acometer os jovens em grande parcela. O aumento da mortalidade é visível nos números constantemente demonstrados nos meios de comunicação e se deve, entre outros, a um fator primordial: os jovens da atual época certamente não vivenciaram a epidemia de AIDS nas décadas passadas e tornam-se, desse modo, vítimas da doença na medida em que a atenção familiar é mínima.
Evidencia-se, portanto, que a AIDS é uma doença viral que vem aumentando consideravelmente entre os jovens na sociedade atual. Para tanto, é viável que o fortalecimento das campanhas acerca da conscientização, tendo como principal público-alvo os jovens, seja estabelecido através da exposição na mídia de relatos da epidemia de AIDS no século passado, além de medidas de prevenção e tratamento da doença. Ademais, promover palestras educativas sobre a AIDS nas escolas, associado ao aumento da educação familiar, deve ser efetivado são ações a serem efetivadas, pois, como disse Pitágoras, “educai as crianças para que não seja necessário punir os adultos”.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação e à concordância das expressões utilizadas em relação a termos anteriores.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, informativa, analítica e crítica. Atenção apenas para a coesão e objetividade.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |