Após décadas do seu surgimento, a AIDS ainda hoje causa muitas mortes na população.Logo no início de sua descoberta, surgiram preconceitos de que existia apenas entre homossexuais,mas hoje são o grupo dos jovens que mais se tem contaminado.Mesmo com os avanços da medicina, ainda assim, esta é uma doença penosa.
A AIDS não tem "cara", qualquer pessoa pode ter e nem saber que está contaminada.O grande ídolo musical Cazuza, foi um exemplo para todos do que o vírus do HIV pode causar em uma pessoa.Mas, mesmo assim, os jovens não estão se conscientizando da importância dos métodos de prevenção, acarretando no aumento de casos nesse grupo. A OMS aponta dados alarmantes quanto a à quantidade de casos existentes, isso demonstra que houve uma menor preocupação da população juvenil para redução da taxa de contaminação pelo vírus nos últimos anos.
Recentemente, os coquetéis de medicamentos estão cada vez mais sofisticados para o tratamento da AIDS, elevando a sobrevida do paciente, e outros que podem reduzir a chance de contrair o HIV em até 90% após uma relação sexual desprotegida.Essa falsa sensação de segurança e redução da mortalidade pelo vírus, reflete diretamente na inesperiência inexperiência dos jovens que se deixam levar pelos impulsos, e dessa maneira evitam a utilização dos métodos de proteção.
Portanto, medidas urgentes precisam ser adotadas, no intuito de conscientização da gravidade da doença e da vida aprisionada pelo uso contínuo de medicamentos e seus efeitos colaterais.Para isso, a criação de ONGs no apoio aos jovens e a inclusão de programas de prevenção da AIDS para adolescentes nas escolas seria um grande passo para redução dos elevados índices nesse grupo.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à acentuação, à grafia correta das palavras e à pontuação.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, ilustrativa e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |