Há uma longa diretriz a ser percorrida quanto à conscientização quando o tema em destaque é a Aids. Muito mais complexa será a aplicabilidade dessa consciência por parte das pessoas.
A síndrome da imunodeficiência adquirida – Aids -, circula por todos os âmbitos da sociedade e, como implicação atinge pessoas que no seu diário vivem vidas completamente distintas: os solteiros(as), os casados(as), gays, lésbicas e travestis. Tais vidas constituem a sociedade , e de forma negligente ou não algumas destas pessoas contribuem para disseminação do vírus HIV; enveredando pela vida da pessoa casada, que culturalmente não deveria participar deste rol, observado que à luz da sociedade sua idoneidade é absoluta – isso teoricamente - , esta pessoa quando negligência negligencia seus votos de fidelidade realizados diante de Deus através do casamento, contribui de maneira eficaz à proliferação da Aids, sabido que há risco de contaminação do parceiro(a) ou ainda infecção de um filho recém-nascido através da amamentação , se for o caso.
Existe também a contaminação à a partir da relação entre homens homossexuais, salvo em especial os jovens, que o passado recente demonstra um aumento considerável de infectados pelo HIV. Nesse caso há a hipótese da larga disseminação do vírus devido a à grande quantidade de parceiros que esse gênero possui e(,) claro(,) a à falta da aplicação daquilo a que foi conscientizado (o uso do preservativo).
As lésbicas e os travestis com toda certeza também dão a sua colaboração para difundir essa doença, cuja maneira de difusão se assemelha a à dos gays, ainda assim salvo que ambos (lésbicas e travestis) possuem suas peculiaridades, afinal são gêneros distintos.
Mais do que conscientizar é necessário aplicar o respeito a nós mesmos e ao próximo, seguir os dogmas éticos que estão intrínsecos em nós e na sociedade e lembrar sempre que outra pessoa não pode receber as consequências de nossa falta de responsabilidade.
A voluptuosidade volúpia está engendrada no ser humano (e) é algo a se desfrutar independente de qual seja a sua finalidade: a reprodução ou um simples momento de prazer. Mas cabe lembrar-se de aplicar a conscientização e não deixá-la apenas na consciência.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase, à grafia correta das palavras e à coesão e coerência (ex: bom uso do termo salvo)
O texto aborda o tema proposto de forma clara, ilustrativa e crítica. No entanto faltou explorar um pouco mais as possíveis soluções para o problema em questão.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |