Não é de hoje que grandes epidemias assolam e assustam a humanidade. No final da Idade Média, a Peste Negra dizimou 1/3 da população europeia. Na Idade Contemporânea, a doença que atormenta a sociedade e especialistas, é a AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida), que já causou milhares de mortes no mundo todo.
A AIDS é causada por um vírus, que pode ser transmitida transmitido através de relações sexuais sem preservativos, pela amamentação, uso indevido de seringas, além é claro, do contado com o sangue de pessoas contaminadas. A partir da década de 1980, o surto da doença assustou a população, governantes e especialistas, que a partir daí, começaram uma busca incansável por respostas sobre o HIV.
Pesquisas recentes divulgadas no programa de televisão ‘’Fantástico’’, mostram que no Brasil, a cada ano, 35 mil pessoas se infectam com a doença, sendo a grande maioria jovens entre 15 á e 24 anos. Enquanto em alguns países, como por exemplo, Estados Unidos, o número de infectados diminui a cada ano, no Brasil, nos últimos oito anos, houve um aumento de 11% no número de infectados.
Adolescentes e até mesmo adultos, acham que apenas contrair o vírus e tomar os remédios regularmente, já é necessário suficiente para viver bem para o resto da vida. Diferentemente do que muitos jovens pensam, a AIDS não tem cura, e o uso dos medicamentos, podem trazer efeitos colaterais. A irresponsabilidade de milhares de jovens pode ser fatal. O que antes era visto como prazer acaba tornando-se um grande problema para o indivíduo e para a família.
Em suma, é muito importante que toda a sociedade tenha responsabilidade e consciência sobre o assunto. O HIV, não tem cura e pode levar o indivíduo ao óbito. O uso de preservativos nas relações sexuais é fundamental, além disso, o governo, junto com ONGs, escolas e a própria população, deve promover campanhas conscientizando a sociedade sobre essa doença tão grave.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), ao uso coerente de termos e da crase.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e informativa. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |