Introdução: Até que ponto o governo tem direito de interferir na educação dada pelos pais Será que é viável a violência para se dar uma boa educação aos filhos Como é que os filhos serão quando crescerem, se sua infância for na base da viôlencia.
Desenvolvimento: Já é do conhecimento de todos que a educação dada pelos pais aos seus filhos vem sendo muito discutida ao longo dos anos, tanto que foi recentemente aprovada pela câmara dos deputados um projeto de lei que proibe o uso de castigos corporais em crianças e adolescentes.
A viôlencia e a educação são duas palavras muito distintas, mas que estão fortemente ligadas umas as outras, pois os pais vem educando seus filhos de uma maneira não apropriada, na base da “palmada”.
Para se dar uma boa educação não é necessário bater ou castigar rigorosamente. Não é viável a forma de violência para se ter um filho bem instuido, que possua vários e profundos conhecimentos, é essencial uma conversa de pais para com filhos, isso é preciso para fazer uma apresentação da cultura para eles.
Olhando para o futuro podemos ver como essas crianças poderão ser quando crescerem, sendo tratadas assim na base da violencia pelos próprios pais, que sem o conhecimento adequado para se conduzir um filho, possam ser gravemente violêntas para com a sociedade, já que sua infância foi violênta, podem achar que a violência é o caminho para se resolver todos os problemas, sem saber que tudo pode ser resolvido na base do diálogo sem necessidade de fúria.
Viôlencia e educação nada se parecem, mas se aproximam muito quando não se tem a cultura apropriada para se tratar desses assuntos de forma sensata.
Conclusão: Portanto a maioria dessas crianças que foram tratadas rigorosamente poderam passar essa violencia sofrida na infancia para seus filhos e assim em diante.
Comentários do corretor
O tema proposto é o desafio da conscientização em relação à AIDS, doença que vem infectando mais pessoas nos últimos anos. Atenção ao tema proposto. Fuga ao tema zera a redação no Enem e em vestibulares.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 0.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 0.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 0.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.0 |
NOTA FINAL: | 0 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |