O vírus da imunodeficiência adquirida matou cerca de 40 milhões de pessoas e estima-se que cerca de 60 milhões de indivíduos estejam infectados, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)**. Porém, apesar de todo o contingente de informações emanado pela mídia sobre a prevenção desse vírus, os índices de infectados sobem cada vez mais, causando temor e preocupação na sociedade. Prova disso é que, segundo o IBGE, em São Paulo o número de jovens infectados com o vírus HIV subiu 21%. Esses dados comprovam que estamos vivenciando o surgimento de uma geração jovem inconsequente e irresponsável que se entrega ao prazer passageiro sem preocupar-se com as consequências de seus atos.
Por isso, é necessário que o jovem possa ter a sensibilidade de realizar seus atos com maturidade(,) como o ato de fazer sexo com segurança, evitando o surgimento de futuras DST’s como o HIV. Atualmente, a juventude não vivenciou o surgimento dessa doença e como ela afetou a vida de tantos brasileiros(,) bem como Cazuza e Renato Russo, artistas que contribuíram de forma ímpar para a música popular brasileira. Desse modo, é imprescindível que a educação sexual e moral do indivíduo comece na escola e no ambiente familiar, (.) a existência de uma matriz curricular exclusiva para a educação sexual do individuo nas escolas durante o ensino médio é uma oportunidade de quebrar preconceitos e iniciar uma atividade sexual de forma saudável e madura.
Juntamente a isso, também é importante que os instrumentos de comunicação possam focar mais na educação moral do indivíduo, políticas de prevenção por meio das redes sociais como internet e o acompanhamento psicológico aos jovens infectados são alternativas viáveis para a diminuição dessa problemática e para a formação de uma juventude consciente e madura.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Quando for usar uma abreviação pela primeira vez no texto, procure escrever o nome primeiro por extenso. A não ser que a sigla seja realmente de conhecimento de todos. Ainda assim, é bom optar pela escrita pelo menos na primeira citação, isso traz clareza ao texto e atinge mais leitores.
Atenção às observações feitas acima e ao uso da crase, à pontuação e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa, crítica e bem elaborada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |