Sabemos que a Reforma Política no Brasil precisa de mudanças e é necessária para o crescimento e fortalecimento da democracia brasileira, mas como os nossos representantes eleitos não à a levam adiante e não entram em um consenso sobre esta questão, ela não sai do papel há mais de duas décadas. Uma alternativa é a mobilização da população para tal acontecimento, reivindicando por melhorias para os diversos setores do país, já que infelizmente convivemos há muito tempo com inúmeros problemas sociais, como: a precariedade da saúde pública, educação deficiente, a violência urbana, e a má qualidade do transporte público são alguns exemplos.
Assim como o projeto de iniciativa popular, Lei da Ficha Limpa, um grande exemplo da mobilização popular para pressionar os representantes e aprovar a lei, (;) a política deve ser mais acessível e transparente a todos os cidadãos, dando-lhes o direito de participar mais ativamente das decisões fundamentais do país.
As manifestações e protestos nas ruas, de junho de 2013 e posteriores, mostram a insatisfação popular, principalmente dos jovens e estudantes, e o anseio por uma nova política mais democrática e em prol da sociedade, e não a favor de uma minoria, de determinado grupo ou classe social. O poder deve ser do povo e para o povo.
O plebiscito sobre a criação de uma constituinte exclusiva que refere-se à estrutura política e eleitoral brasileira, e está em repercussão no momento, visa modificar alguns pontos da reforma política que já estão em discussão, como: o fim do financiamento privado de campanhas por empresas, fim das coligações proporcionais, a inclusão de mulheres na política e a ampliação da democracia através da participação popular.
As eleições 2014 já se aproximam, e para exercer a cidadania, devemos todos ir às urnas e depositar a nossa confiança em algum dos candidatos, visando suas propostas e intenções.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase, à pontuação e a coesão nas frases.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |