O que fazer quando o principal instrumento de escolha dos representantes responsáveis pela condução de uma nação encontra-se corroído e ultrapassado?
A resposta mais óbvia e que aparece como mágica para a atual situação da política brasileira é: reforma no sistema político.
O sistema atual mostra-se ineficiente em promover a satisfação dos anseios sociais por um novo modelo de democracia. Além de corruptível e pouco transparente. A fervorosa reivindicação social por uma reformulação do sistema soa como um “grito de socorro” de uma sociedade náufraga em um mar de meios de se fazer corrupção nesse país.
Apesar de urgente e necessária, tal reforma tenta ser decidida há mais de vinte anos pelo Congresso Nacional. Especialistas em política afirmam que reformas ou tentativas de reformulação do atual sistema esbarram em interesses de políticos que se beneficiam das atuais regras para se manter no poder.
Dentre as várias mudanças reivindicadas, estão a reformulação do sistema eleitoral, maior transparência nos financiamentos de campanha, a questão do voto facultativo ou obrigatório e várias outras tão importantes. Grupos de pessoas se organizam usando as redes sociais buscando aprovar uma Lei de Iniciativa Popular para tal causa, além da realização de um plebiscito não oficial visando pressionar ainda mais o Congresso Nacional.
Portanto, se o estado democrático de governo deve ser “do povo, para o povo e pelo povo” (Abraham Lincoln), esse anseio social deve ser atendido. Uma reforma no atual sistema político apresenta-se (como) mais do (que) uma simples “reforma da moda”; mostra-se como uma necessidade de mudar um sistema julgado como arcaico e ultrapassado. Os pontos que serão reformulados devem seguir uma ótica moderna no que diz respeito a uma nova forma de democracia, onde a sociedade exerce mais do que o poder do voto, mas também, o poder de decidir sobre pontos importantes na condução da nação junto com os governantes e não a mercê de suas decisões
Comentários do corretor
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem elaborada.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 2.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 9.5 |
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