“A esperança é a ultima que morre.”
A poucos dias de uma eleição para eleger o presidente do nosso país, representante supremo da nossa cidadania, do nosso direito de viver com dignidade, representa e até do poder de usufruir dos direitos básicos de vida, como estudar, trabalhar, (ter) convívio social, moradias, água, e luz, (;) e estamos falando de reforma política, na esperança de que algo de bom aconteça na administração do Brasil,(como o) fim dos roubos e desvios de dinheiro público, que deveria ser empregados na melhora de vida da população brasileira(, já) que muitos não possui possuem esses direito acima citados.
Portanto nessa reforma política, o povo deveria ser ouvido não só uma vez nas urnas, mas a todo o momento, (.) no entanto um candidato eleito que fizer alguma coisa ilícita deve ser julgado pela sociedade, por aqueles que realmente eatão estão sendo roubados, que sofrem por não ter moradia decente, e vendo o dinheiro que deveria der ser empregado em moradias populares indo para os bolsos de quem mora em verdadeiras mansões. Como dizia o filósofo John Jackes Rousseau: “todo homem é bom(,) o meio é que o corrompe”. Sendo assim se os malfeitores foram forem punidos não existirá meio para corromper os que trabalham com seriedade, restando bons políticos e administradores do poder público.
Mas, no entanto(,) mesmo sem uma reforma política revolucionária, neste momento a sociedade pode mostrar a sua insatisfação com política brasileira, com manifestos e movimentos populares, todavia não com destruições, confusões e atos de vandalismos como aconteceu no país no início do ano, com isso o povo perde a razão, podendo influenciar de maneira errada as crianças, de modo que para ter sua ideia ouvida precisar quebrar e destruir causando dor e sofrimento.
O poder público junto com nossos representantes precisam trabalhar dando mais ouvidos, a à população (da) classe trabalhadora e principal atingida quando acontece uma falha, na administração.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras, à concordância verbal e de número (singular e plural) e à grafia correta das palavras.
O texto aborda o tema proposto, porém é possível desenvolver um texto mais crítico e com raciocínio melhor organizado.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |