Numa democracia plena, os anseios da maioria são atendidos ou, ao menos, conhecidos. Contudo, a realidade brasileira não corresponde à a essa expectativa. Nosso sistema político é falho e os protestos ocorridos em junho de 2013 trouxeram à tona a urgência de reformas estruturais em diversas áreas, dentre as quais a política é a prioritária.
O financiamento das campanhas eleitorais é peça-chave numa possível reformulação. Atualmente, os partidos podem receber doações de pessoas físicas e jurídicas, além das provenientes dos cofres públicos. Tais doações particulares chegam a somar bilhões de reais, tornando os governantes reféns dos interesses de pequena parcela da população.
Além disso, não existe acesso real às tomadas de decisões relevantes para o povo, uma vez que este não possui conhecimento dos dispositivos legais que o tornaria mais participativo. Assim, aquilo que acontece nos centros de poder fica alheio à grande maioria das pessoas, impossibilitando uma legítima discussão de temas relativos aos problemas do país.
A forma como são escolhidos os ocupantes do Legislativo também é considerada ineficiente, por o sistema atual privilegiar aqueles candidatos detentores de maior poder econômico e outros que são “puxados” através do voto proporcional. Soma-se a isso a sub-representação de determinadas classes e setores da sociedade como as mulheres, os jovens, os negros, entre outros. Nota-se, ao contrário do esperado, bancadas de empresários, religiosos, ruralistas e outros mais, que defendem interesses de uma parte quase inexpressiva da população.
A necessidade de reforma política é evidente. É essencial alterar as velhas estruturas para que esse sistema seja mais transparente e igualitário. A demanda por serviços públicos acessíveis e de qualidade é crescente e somente uma classe política ouvinte, honesta e bem selecionada pode viabilizar isso.
Comentários do corretor
Atenção ao uso da crase e à pontuação.
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma simples e objetiva, porém bem elaborada e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |