Os crescentes problemas recorrentes na sociedade brasileira e a falta de confiança na política têm tornado visível o descontentamento da população, iniciando um debate acerca do sistema político nacional. Sabemos que algo está errado e que a reforma é fundamental para que o país se torne mais justo e igualitário sem deixar de caminhar rumo ao desenvolvimento. Mas por onde começar a reforma organizacional de todo o sistema político brasileiro?
Tratando-se de uma democracia, a resposta não poderia ser diferente: através da pressão popular. O sistema político atual beneficia uma ínfima parcela da população e, justamente os arquitetos e executores desse sistema são os maiores beneficiados. Os próprios políticos jamais lutariam por algo que vise, entre outras coisas, extinguir seus privilégios absurdos.
Somente a participação massiva do povo pode transformar o cenário atual. As manifestações e abaixo-assinados, junto com a divulgação e repercussão nas mídias sociais, disseminadoras das ideias, são responsáveis por pressionar o Congresso com o objetivo da convocação de uma Constituinte que discuta abertamente os temas propostos pelo povo para serem promulgados pelo mesmo através de plebiscitos para cada tema. Exclusão de ministérios supérfluos, diminuição drástica na remuneração exagerada e nos privilégios dos parlamentares, veto a financiamentos privados de campanhas e tolerância zero a crimes político-administrativos estão entre as principais questões a serem abertas para aprovação ou não da população.
As manifestações de julho de 2013 e os temas levantados pelos presidenciáveis nos debates pré-eleitorais deste ano nos trazem uma esperança, uma perspectiva de que em breve teremos a mudança que o Brasil tanto precisa.
Comentários do corretor
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, crítica e bem elaborada. Atenção apenas à concordância de número (singular e plural).
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |