Toda mudança assusta, em algum momento da vida ouvimos isso, e através deste princípio que talvez no Congresso Nacional ocorra o medo de se fazer a tão falada Reforma Política, mas, para se alcançar o objetivo de ao menos dar-se início a à “arrumação na casa” o que deve ser feito?
Não existe receita ou manual de instrução, o desejo de mudança do cenário político é o começo de uma longa jornada. O povo, base principal da democracia, tem o direito e dever de cobrar de seus representantes políticos o posicionamento e trabalho ativo para o início dentro do Congresso Nacional da votação e aprovação da reforma.
Não será possível alcançar o objetivo que beneficiará o Todo, assim como manda a Constituição, enquanto um pequeno grupo eleito pelo povo ser for beneficiado pelas lacunas de um sistema deficiente.
Há muito se tem falado em reforma, porém, desde os do governos FHC a Dilma Roussef(,) nada de expressivo saiu das esferas imaginárias do Congresso Nacional, a proposta é vista como cansativa e secundária.
Propostas existem, algumas delas audaciosas como o não financiamento de via pessoas jurídicas em campanhas eleitorais, o fato, é que para lutar contra o medo eminente do novo, tanto o povo como seus representantes devem lutar em prol de Todos, lutar para encontrar diversos jeitos de fazer política pensando no bem estar da toda nação, dessa forma o Brasil não mais se enquadrará na frase do filosofo Platão: ”Nada há de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam”(.)
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, ao uso da crase e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e bem elaborada. No entanto, há espaço para explorar melhor os elementos da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |