A participação cidadã é o cerne da democracia. Na modernidade, esse sistema passa por um processo chamado de apatia social, no qual o indivíduo prefere analisar sua vida privada, no lugar de pensar acerca das ações públicas. A fim de combater esse impasse que se instala no Brasil, 250 entidades organizaram, depois de uma conversa com a presidenta Dilma Rousseff em 2013, um plebiscito popular.
Esse servirá para que o Congresso a organize uma constituinte e reveja o sistema político. Porque, desde 1986 a reforma política é discutida, mas se passaram (quase) 30 anos e um consenso para a mudança não foi construído. A razão dessa demora é o fato de que muitos candidatos são favorecidos pelo atual método.
Historicamente, pouco se fez para tornar justas as eleições. Sem dúvida, a constituição de 1988 inovou em muitos setores, porém a legislação política continua a beneficiar poucos. O financiamento de campanhas eleitorais,por exemplo, é um entrave para a igualdade nas disputas de poder. Cria, ainda, uma lógica de troca de favores entre empresas e candidatos que corrompe o funcionamento democrático.
Além disso, outra proposta da reforma é a criação de mecanismos para garantir a diversidade brasileira também nas decisões políticas. Pois, não há representatividade de fato caso só as opiniões de um grupo determinem os fins. Também, espera-se o término das coligações proporcionais, uma vez que, esse sistema ajuda a eleger candidatos com menos aceitação se coligados a um partido com muitos votos.
Portanto, a reforma política se faz necessária para garantir a democracia. E, desse modo, tornar o Estado mais eficiente e moral no atendimento à população. Assim, é perceptível que não só haverá mudanças para quem governa, mas também para quem é governado.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à grafia correta das palavras e à coesão nas frases.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |