Desde sua descoberta, ou melhor, do encontro das terras brasileiras pelos portugueses, o Brasil vem sido construído de uma forma bastante peculiar. Isto porque, os dados apresentados que o apresentam como uma das maiores economias do planeta, não condizem com a realidade que vivemos. Um sistema político falho constrói uma sociedade extremamente injusta aos menos favorecidos financeiramente.
Na teoria, o sistema vigente no país é a democracia, ou seja, um governo de um povo que elege representantes para que guiem as questões relevantes ao povo. Pessoas que fazem de tudo para ganhar votos, e se esquecem daqueles que as fizeram chegar onde estão. Na prática brasileira, cargos políticos são lugares almejados daqueles que querem ter poder.
Fomos colônia de exploração, vimos um governo imperial que surpreendentemente criou um poder acima do Executivo, Legislativo e Judiciário, o chamado Moderador. Passamos por uma República com voto censitário, depois o voto de cabresto, com o passar do tempo, garantimos direitos igualitários a todos com a Constituição de 1988, que em vários aspectos já está desatualizada.
Muitos dizem que o legado da política brasileira, foi deixado pelos portugueses que exploraram o Brasil enquanto podiam, e assim segue a política brasileira*. Porém, devemos acreditar na nossa política, no nosso jeito de construir um país justo, que seja digno do nome que leva.
Com uma carga tributária tão alta, devemos exigir o retorno em forma de serviços de qualidade daqueles que elegemos, como: transporte, educação, saúde e moradia. O governo deve ser do povo, a nossa voz deve ser ouvida. É preciso superar o tão falado legado português, e levantar tijolos de um Brasil novo, não deixando para trás sua história, mas passando a limpo tudo o que não deixou boas marcas.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos em uma mesma frase. Opte por sinônimos ou palavras de sentido parecido dentro do contexto.
Atenção à pontuação e à coesão e objetividade das frases.
O texto aborda o tema proposto com uma visão crítica e diferente do senso comum. No entanto importantes aspectos da coletânea poderiam ter sido melhor abordados.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |