Ao longo da história, o ser humano se utilizou de diversos recursos naturais renováveis para suprir as suas necessidades e, desse, modo, realizar as mais diversas atividades. Nesse aspecto, a água, um importante recurso, torna-se um desafio à sociedade na medida em que contrapõe duas realidades: a abundância no planeta e situações de seca em muitas regiões brasileiras, associadas a fatores climáticos e à ação antrópica sobre a natureza. É necessário, pois, avaliar tal problemática ,que é de imensa importância para as atuais e futuras gerações.
Em um primeiro plano. é necessário avaliar a abundância de água que o Brasil possui , uma vez que guarda cerca de dois terços do total mundial. Por isso, o seu uso foi eminentemente explorado para a indústria, irrigação, mineração e práticas urbanas e rurais de milhares de cidadãos. Assim, é evidente que seu uso, de imensa importância, é muito grande.
Nesse contexto, no entanto, percebe-se que muitas pessoas nao racionalizam seu uso*, colaborando para o desperdício crescente. Além disso, o baixo índice pluviométrico em muitas cidades como no Nordeste, além de gerar problemas ambientais, como a desertificaçao, é um fator primordial para a escassez. Perante tal fato, a falta de investimentos em mais reservatórios de água e centros de reaproveitamento também contribuem contribui para o baixo armazenamento de água para a população. Essa, entretanto, se prejudica nos âmbitos social e higiênico, o que contribui para a proliferação de doenças e, muitas vezes, mortes, como se pode ver no Estado de São Paulo.
Infere-se, portanto, que a água, embora abundante no Brasil, está em falta em muitas cidades. Torna-se evidente a necessidade da construção, por parte de órgãos governamentais, de mais reservatórios e centros de reaproveitamento de água, que abasteçam toda a população. Tal investimento, todavia, deve ser mais intenso nas regiões que mais sofrem com a seca, como o Nordeste. Ademais, deve haver um maior controle ambiental, com cuidados nas áreas mais afetadas pela seca. E, por fim, deve haver uma maior conscientização da população para evitar o desperdício de água. Só assim, serão asseguradas as necessidades das atuais e futuras gerações.
Comentários do corretor
* Evite a repetição de termos. Busque sinônimos.
Atenção à grafia correta das palavras, ao emprego adequado de preposições, à concordância verbal e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e coerente. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |