A crise do sistema Cantareira no Estado de São Paulo levantou antigas discussões relativas ao desperdício do bem mais essencial à vida: a água. Esse problema exige uma maior atenção da sociedade e de instituições governamentais a fim de coibir situações mais críticas e avassaladoras.
Para a maioria da população, abrir mão de um banho prolongado pode ser um tanto desagradável. No entanto, a racionalização do uso da água pela sociedade começa com atitudes simples, desde um fechar de torneira até o reaproveitamento da água do banho na lavagem de carros e calçadas. Em uma matéria divulgada pelo "G1", na cidade de São Caetano do Sul, em São Paulo, é possível observar uma ampla participação da sociedade na redução do consumo com panfletagens e banners pregando o não-desperdício. Essa iniciativa, fruto de simples atitudes como as anteriormente citadas, obteve resultados positivos na redução da conta a ser paga no fim do mês em até 10%.
É certo que o desperdício e a contaminação de água estão atrelados, também, às indústrias e aos agricultores. Em primeiro lugar, porque a água utilizada nas produções em larga escala, não são é reutilizadas. Em segundo, porque práticas de cultivo que utilizam agrotóxicos, muitas vezes contaminam os lençóis freáticos e mananciais. Logo, é preciso que haja um contraste entre a participação de todos para que a ação seja efetivada completamente.
A falta de água é definitivamente um desafio para todos. Dessa forma, assiste à sociedade, a responsabilidade de engajar-se em políticas de redução e uso racional da água. Aos agricultores, cabe a utilização de agrotóxicos biodegradáveis que não prejudiquem o meio-ambiente, ; e às indústrias, faz-se necessário necessária a busca por produções que reutilizem a água a fim de reduzir o consumo. Assim, será possível a construção de um mundo sustentável e conivente a todos.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação, à concordância de número (singular e plural) e de gênero (masculino e feminino).
Bom texto! Aborda o tema proposto de forma clara, coerente e objetiva. No entanto, aproveite melhor as informações da coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |