Nos últimos meses a região Sudeste vem apresentando uma grande estiagem, fazendo o sistema Cantareira(,) que abastece 55% da cidade de São Paulo ficar abaixo dos 16% .Isso não é fruto apenas do clima, mas também do uso irracional da água aliado à falta de planejamento urbano e à poluição.
No Brasil, a água é algo abundante, tornando-a de fácil acesso à maior parte da população, por isso não é difícil achar pessoas que escovam os dentes e lavam a louça com a torneira aberta, por exemplo. Também pode-se citar a agricultura que usa grande parcela da água para a irrigação(,) e o crescimento econômico brasileiro que faz com que haja um aumento no consumo e, consequentemente, no uso irracional da água.
O planejamento urbano das metrópoles brasileiras é muito precário, fazendo o Brasil ser um dos países em que mais se desperdiça água por canos subterrâneos .A urbanização é outro fator preponderante ,pois aumenta a poluição de rios, um exemplo é o rio Tietê, marco da poluição urbana nos dias atuais.
Compreende-se pelos fatos apresentados que o uso irracional da água(,) seja pela população ou pela agricultura é algo muito mais complexo do que se imagina, pois ela está ligada a muito outros fatores como a poluição e a falta de planejamento urbano, (.) porém este cenário catastrófico no qual o Brasil se encontra pode ser mudado através da atuação do governo, implementando-se programas que visem a conscientização ,preponderantemente, da população jovem(,) a qual é o futuro da nação. As escolas e a mídia podem ter também este papel .Outras soluções seriam um investimento maior na infraestrutura, monitoramento constante do meio ambiente e a propagação dos ideais da sustentabilidade no campo.Com isso o Brasil não apenas melhoraria a questão da água como também seria um exemplo a ser seguidos por outras nações.
Comentários do corretor
Atenção à pontuação.
Ótimo texto! Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, coerente, bem elaborada e com aspectos da coletânea bem explorados.
Continue exercitando sua escrita!
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 2.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |