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Em pleno século 21, há um fato irreversível diante de todos, a água é a fonte da vida, porém é finita. Diante da pequena quantidade de chuva no ano atual, a falta de água está presente, assim como um grande debate: racionalizar é a solução?
Em São Paulo o sistema Cantareira está escasso, porém a falta de chuva é só um dos motivos que levam a este fato. A sociedade em meio a tanta água passa a crer que usá-la exageradamente é normal, o governo falta com o saneamento básico e o planeta Terra responde à altura. Medidas estão sendo tomadas, como a captação do volume morto, para evitar uma racionalização e um rodízio de água à população, porém o primeiro* e principalmente a conscientização de toda população é inevitável, seja no momento atual, seja para (a) vida toda.
No nordeste a bruta realidade está presente há tempos, porém o homem só percebe quão grande é o problema quando o encara de frente, ou seja, em suas torneiras.
É evidente que a água é usada para literalmente tudo, desde higiene à alimentação e hábitos comuns, entretanto se houver uma conscientização geral e até mundial, grandes mudanças podem ocorrer e fatos como esse em São Paulo e no nordeste serão atípicos.
Em suma, a racionalização deve ser feita e além de São Paulo, o Brasil inteiro deve acatar com tal medida possível. Além da mudança de pequenos hábitos, a ajuda adequada do governo – saneamento básico, entre outras – e preservação da água por todos devem ocorrer, assim a situação pode reverter-se, com tanto que seja mantida**
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Comentários do corretor
*O primeiro o que? Trecho confuso. Organize melhor as ideias de forma que elas fiquem coesas e claras.
** A situação deve reverter-se ou ser mantida? Observe que ambas são ideias contrastantes, o que tornou a conclusão do texto contraditória.
Atenção às observações acima. Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 0.5 |
NOTA FINAL: | 6 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |