Sem dúvidas, a água é um elemento indispensável para a existência dos seres vivos, pois sem ela a vida seria uma incógnita. Sua a continuidade é proporcional à disponibilidade da água na terra, consequentemente, o uso racional desta e sua preservação tornou-se um verdadeiro desafio, por isso uma análise sobre a situação da disponibilidade da água, assim como as causas de tanta preocupação se faz necessário necessária.
Atualmente, o que mais preocupa é a possível escassez deste recurso, assim como é observado no estado de São Paulo(,) que sofre uma situação precária quanto ao abastecimento da população. A diminuição da vazão dos rios e a o despreparação despreparo quanto ao armazenamento das águas agrava mais ainda o problema.
Ademais, a principal causa da preocupação é a diminuição da disponibilidade de água doce no planeta(,) causado causada principalmente pela falta de precipitações que(,) consequentemente(,) é causada pelo desmatamento que acaba por fim causando um grande transtorno hídrico. A poluição dos rios, lagos e outros disponibiliza-dores disponibilizadores de água doce tem grande parcela da causa desta preocupação.
Por fim, a água doce é um bem limitado e não deve ser tratado como diferente. Por isso, ações por parte do governo, como construção de reservatórios e aplicações dos já existentes, assim como a preservação dos recursos hídricos*. Tal como, ações individuais como a economia de água e a reutilização desta.
Comentários do corretor
* O que tem essas ações? Observe que o raciocínio está incompleto.
Atenção para a grafia correta das palavras, a concordância de gênero (masculino e feminino) e de número (singular e plural), o uso da crase e a pontuação.
O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial e com raciocínio incompleto.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 1.5 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 0.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |