USAR RACIONALMENTE E PRESERVAR PARA NÃO FALTAR - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
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   O uso racional e a preservação da água não é um tema novo e volta e meia a sociedade o discute, principalmente devido ao que vem ocorrendo ultimamente em São Paulo. Mudar os hábitos tentando evitar ao máximo (o) desperdício, preservar nossas reservas de água e maximizar a capacidade de armazenamento de água são medidas que devem ser tomadas por qualquer cidade, para que não fique refém das condições climáticas da região.

     Primeiramente, deve-se destacar a questão cultural, que leva a maioria dos brasileiros a terem hábitos de desperdiçar bastante água , como por exemplo: deixar a torneira ligada enquanto escova os dentes, se ensaboar e deixar o chuveiro ligado e lavar a calçada. Comportamentos assim, quando praticados por pela maioria da população(,)  levam a um desperdício enorme de água e devem ser reeducados com propagandas em TVs e palestras em escolas , ensinando a mudar esses hábitos.

      Preservar nossos rios, mananciais e reservatórios, não jogando lixo, e não desmatando são outras medidas importantes que a sociedade deve tomar contra a escassez de água . São Paulo, vive atualmente uma situação comum no agreste do nordeste , devido ao baixo nível do sistema Cantareira que abastece 55% da região metropolitana do Estado, e essa região devia se espelhar no agreste,principalmente , no que tange ao armazenamento de água que nessas regiões foi bastante incentivado pelo governo , com a criação de cisternas para combater a falta de água. São Paulo, tem de investir na capitação captação e reaproveitamento de água da chuva, como prevenção à seca , uma vez que o clima é muito variável.

     Assim sendo, percebe-se que o clima é bastante volúvel e não se pode confiar plenamente nele, por isso mudança de mudar hábitos, preservar às as reservas e estocar a água são as melhores atitudes tomadas por uma sociedade para que evite a escassez de água.Portanto, além das soluções que já foram ditas ao longo do texto , o governo deve subsidiar a compra de caixas  d` água para armazenar água da chuva e dar um desconto na tarifa de água para quem reduzir o seu consumo.

 

Comentários do corretor


Atenção à grafia correta das palavras, à concordância de número (singular e plural), à unidade verbal, à pontuação, ao uso da crase.

O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista levantado.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.5
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.0
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 1.0
NOTA FINAL: 7


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente