Uma fonte esgotável, e um fim que justificará os meios - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A humanidade caminha para (a) beira de um precipício. Estamos cientes disso. Porém, apenas sua minoria contribui para a sustentabilidade do planeta. E Se chegamos até aqui, foi através de recursos fundamentais para a vida, ditos como 'fontes'.

 Cerca de 2/3 da Terra é coberta por esse elemento imprescindível. Em outras palavras,70% de água. Importante ressaltar, que o corpo humano é (também) constituído por também,70% dela.Visto portanto, que a água é o bem mais precioso de vida, ela deve ser zelada. Não é o que acontece.

A poluição hídrica (poluição das águas) destrói o pouco que podemos consumir da água; o que nos remete a menos de 3% em água doce. E dessa porcentagem, a maior parte concentra-se em geleiras, o que significa que nos resta um consumo mínimo.

Por isso a importância de economizar e de preservar não só a fonte mas, como também, os sedentos dela. Ao passo que todos se conscientizem a utilizar a água de forma racional, seremos gratos. E ajudaríamos por vez, ao todo meio ambiente. Na Ucrânia,por exemplo, arquitetos adotaram o meio de reutilizar a água da chuva. Sendo tratada e purificada, a metade dos países poderiam consumi-la normalmente.

Agora, se o assunto é seca ou estiagem, geralmente-por ignorância À falta de conhecimento-* apontamos em imediato para a Região Nordeste. Mas, o clima vem mostrando constantemente que nos enganamos quanto a isso.

O Estado de São Paulo (a Grande SP), desde do fim do ano passando vem sofrendo com a estiagem. Essa, considerada a pior dos tempos na cidade (a última ocorreu entre 2003 e 2004).O governo de Geraldo Alckmin(PSDB) quer reparar o problema com a construção tardia de represas. Obras previstas pra daqui a alguns anos. Atualmente, a população sobrevive com a reserva do conhecido ‘volume morto’. 

É inegável o fato de que o clima(,) com todo o seu poder, não destrói tanto quanto o homem. Faltou Faltaram providências a serem tomadas diante da última seca da região. E não estaria acontecendo isso se estivessem altamente preparados. Levando (em conta que) o número de habitantes (estima-se 20 milhões) em conta tende sempre a aumentar, o saneamento básico também deveria aumentar em massa.

Lamentavelmente, estamos num meio que já não se pode chamar de ambiente. A natureza, é impiedosamente arruinada por diversas formas e todo dia ela se manifesta de alguma forma maneira. Nos fala em catástrofes.Se o fim for bom, terão sido os meios. O livre arbítrio, nos leva a concordar ou não com isso. Somos o que fazemos, para mudar o que de errado fizemos.

Lamentavelmente, estamos num meio que já não se pode chamar de ambiente. A natureza, é impiedosamente arruinada por diversas formas e todo dia ela se manifesta de alguma forma. Nos fala em catástrofes.Se o fim for bom, terão sido os meios. O livre arbítrio, nos leva a concordar ou não com isso. Somos o que fazemos, para mudar o que de errado fizemos.

Comentários do corretor


* ignorância e falta de conhecimento são sinônimos.

Atenção à coesão do texto, à concordância de número (singular e plural), à pontuação e à organização das ideias.

O texto aborda o tema proposto, porém de forma superficial, sem se aprofundar na discussão e explorar os elementos da coletânea, além de apresentar ideias desconexas. Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 1.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.0
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 0.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 0.5
NOTA FINAL: 5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente