Após um ano do período intitulado pelo ONU como “Ano Internacional de Cooperação pela água”, o Brasil, assim como todo o mundo, sofrem com o mau gerenciamento desse líquido. De fato, a grande problemática da sociedade atual é aliar preservação e desenvolvimento ao uso da H2O*. Essa circunstância que é provocada por fatores naturais e socioeconômicos. O que gera a clara necessidade de ações por parte dos setores sociais.
Primeiramente, é preciso reconhecer que a quantidade de água no planeta é constante, porém mal distribuída. No globo existem áreas que, naturalmente, são mais áridas e, com as mudanças na climatologia da Terra, novas partes podem sofrer com secas e enchentes, o que redistribui a já deficiente divisão desse líquido. Assim, fica claro que o desenvolvimento humano local deve, primordialmente, buscar o uso racional, em que a quantidade disponível dessa substância natural não seja afetada em número e pureza e esteja apresentável às presentes e futuras gerações.
Além disso, a preservação da H2O sofre nos diferentes níveis de desenvolvimento social. Os países pobres não tratam-na adequadamente por não disporem, muitas vezes, de tecnologia e recursos financeiros. Em consonância a à ausência de cuidados, os países de primeiro mundo não encontram maneiras satisfatórias de desenvolverem-se industrialmente sem prejudicar, de alguma maneira, o recurso natural.
É evidente, portanto, que a problemática a respeito da água é de cunho ambiental e socioeconômico. Assim, fica claro que para amenizá-la é necessária a mobilização global. Os governos de locais áridos, ou não, devem distribuir uma rede de armazenamento para casas, prédios e indústrias como as cisternas no nordeste do Brasil, ONGs e a sociedade civil devem pressionar líderes para a busca por indústrias com técnicas mais sustentáveis. Além disso, a mídia(,) junto às escolas(,) devem realizar campanhas de conscientização em áreas de escassez ou não. Só assim mudanças na dinâmica ambiental serão menos sentidas.
Comentários do corretor
* Não fica bem usar a fórmula química da água como seu sinônimo em um texto dissertativo.
Atenção à concordância de número (singular e plural), ao uso da crase e à coesão.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.5 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.0 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7.5 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |