O ser humano depende da água para sobreviver pois ela está associada a vários setores indispensáveis que se estendem de seu domicílio até a agropecuária. Na atualidade já sofremos os efeitos da escassez desse recurso e somos compelidos a buscar formas para racionalizar e preservar a água.
São Paulo, uma das maiores capitais brasileiras, se não a maior, vê seus habitantes sofrerem diante da grande estiagem ocorrida no verão que, com poucas chuvas, teve rios chegando a níveis bem abaixo do normal. Não se pode, no entanto, afirmar que a falta de água seja apenas uma questão de clima, pois, o que vemos é um descaso geral com relação ao meio ambiente em detrimento de da industrialização, avanços tecnológicos e lucro. A consequência do uso desarrazoado irracional dos recursos ambientais, do despejo de gazes gases poluentes na atmosfera e da poluição de uma forma geral são as mudanças climáticas e a escassez de recursos(,) dentre eles a água.
Este cenário não ocorre apenas no Brasil mas em vários continentes do globo como Europa, África e Índia. A diferença entre estes vários países é a forma com que tratam o problema. Enquanto nas cidades brasileiras são utilizadas técnicas como o rodízio para suprir a escassez(,) em outros países, mais desenvolvidos, são utilizadas técnicas preventivas como: reutilização da água, armazenamento e investimento na educação ambiental para conscientização da população.
Sendo a água um recurso tão importante é preciso por conseguinte que, não sendo possível controlar o clima, a população juntamente com e o poder público conscientes da importância desse recurso** se mobilizem no sentido de preservar, evitando gastos desnecessários, reutilizando, diminuindo a poluição e investindo em técnicas para melhorar a administração e racionalização do recurso. Tais atos visando, principalmente, a prevenção para que deixemos de chegar a extremos de escassez(,) evitando perder coisas que são insubstituíveis como as vidas que dependem essencialmente da água.
Comentários do corretor
* Não se usa ponto final em título.
** Já foi dito que a água é importante.
Atenção para a grafia correta das palavras, a pontuação e a organização das ideias.
O texto aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e crítica. No entanto, se estivessem melhor organizadas, as ideias seriam mais persuasivas.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.0 |
NOTA FINAL: | 6.5 |
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0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |