É inegável que a água é a principal substância para a manutenção e desenvolvimento da vida de todas as espécies. Mas o uso inconsciente e o aumento do desperdício, juntamente com as mudanças climáticas vêm proporcionando debates relacionados ao rodízio de água. Mesmo o planeta Terra possuindo abundância em água, esse recurso natural não é infinito.
O racionamento do sistema hídrico não é uma informação nova para a maioria dos brasileiros, já que, o rodízio ocorre nas periferias das cidades afetadas. As contestações a respeito desse assunto se tornaram mais complexas e populares, visto que, o racionamento atingiu o Estado de São Paulo, que segundo o IBGE, possui a cidade mais populosa do Brasil.
Constata-se que além do clima, os responsáveis pela falta d’água, sejam são as indústrias e a população. Devido às ações humanas, atividades industriais e desperdício, a qualidade e quantidade da água estão sendo afetadas drasticamente. (,) Resultando na poluição das águas, incluindo, do lençol freático.
O uso racional e o rodízio da água conduzem o cidadão ao uso mais consciente, pois o impõe a um limite diário de consumo de água. Entretanto, necessita-se dispor de uma atitude política e um planejamento que não prejudique o funcionamento de escolas e hospitais. (e) Mas que não privilegie ninguém pela questão social.
Dessa maneira, a preservação da água através do uso consciente sem desperdício, da mudança de hábitos, da opção por utilização de produtos biodegradáveis, da exigência de políticas de saneamento ambiental e do aproveitamento das águas da chuva é fundamental para essa geração e para gerações futuras. A educação nas escolas, conscientizando sobre a importância da água fará cidadãos cientes de que água é o bem mais valioso para a vida.
Comentários do corretor
Atenção à concordância verbal, à pontuação, ao uso devido de preposições e de conjunções.
O texto aborda o tema proposto, porémde forma superficial, sem aprofundar e explorar as questões levantadas na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.0 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 1.5 |
NOTA FINAL: | 7 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |