Mais de 70% da superfície terrestre é composta por água. Embora seja um recurso muito abundante, apenas uma pequena quantidade dessa água pode ser aproveitada para consumo humano, já que a maior parte é salgada ou está em locais de difícil acesso, como em geleiras, o que dificulta seu uso.
Sendo um recurso limitado, é necessário fazer uso racional dela, ou seja, evitar desperdício, não usando água tratada para atividades como lavagem de carros ou calçadas. Uma alternativa, ainda pouco utilizada no Brasil, seria a construção por indústrias, condomínios ou residências, de sistemas de captação de água da chuva, a qual seria utilizada onde não se exigisse água tratada. Essa medida pode gerar grande economia no consumo de água, o que compensaria os investimentos na construção dos sistemas, além de contribuir com a preservação da água.
Muitas cidades enfrentam problemas com o abastecimento de água em época de seca, pois os mananciais que abastecem as cidades as abastecem são alimentados pela água das chuvas e têm o seu nível reduzido, podendo prejudicar o abastecimento*. Como não é possível controlar o clima, fazendo chover mais, é muito importante haver um consumo racional de água, pois se os reservatórios chegarem a níveis críticos e não houver expectativa de chuva, só restará adotar o racionamento, liberando água apenas alguns dias na semana para a população. Este é, obviamente, um recurso que as prefeituras só utilizam em último caso, por ser uma medida extremamente impopular.
Por fim, torna-se importante conscientizar a população (de) que a água é um recurso limitado e não pode ser desperdiçada. Sem essa educação do povo, a geração atual e as futuras sofrerão as consequências do mau uso da água.
Comentários do corretor
* Essa informação já foi dada no início do período. Evite a redundância.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva e com argumentos coerentes com o ponto de vista defendido. No entanto a discussão poderia ter sido mais aprofundada, com melhor aproveitamento das informações disponíveis na coletânea.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 1.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 8 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |