Paulistas e sua nova preocupação: A seca - Banco de redações


Água: o desafio do uso racional e da preservação.

Enviada em: 17/08/2014

Status:

Corrigida
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       O que antes era fato visto de longe, agora é preocupação dos que veem de perto uma das maiores escassezes de água que o estado de São Paulo já sediou. O estado que antes era rico em água, hoje sofre com a sua falta.

       Justificada muitas vezes pelo verão rigoroso, a causa da escassez não se limita a um fator ambiental. Um dos motivos que podem ser notados e citados é o uso demasiado e descontrolado da água doce como se fosse uma fonte inacabável. A maioria das pessoas “por terem mais com que se importar” acabou esquecendo o valor da água, de como ela é preciosa e começaram a utilizá-la sem consciência. 

       Como consequência pode-se notar o atual momento do estado de São Paulo. A falta de água não está refletindo somente no sustento pessoal, mas também na economia, na agricultura, na pecuária, entre outros ramos. Pesquisas da Federação e do Centro de Indústrias da Cidade De São Paulo – Fiesp e Ciesp-, mostram que mais de 3.000 postos de emprego já foram fechados por tal motivo. Isso só tende a se agravar caso a seca se prolongue, e, óbvio, caso a população não se conscientize.

       Em virtude dos fatos mencionados, é possível observar a gravidade da seca no estado de São Paulo, suas devidas causas e consequências. Porém, é possível melhorar ou até mesmo reverter esse quadro que parece insolúvel e irreversível. Como? A geração atual se conscientizando da preciosidade e da raridade da água e a utilizando corretamente e as crianças, que serão o futuro do Brasil, aprendendo desde sua infância, tanto em casa assim como na escola, a utilizar este bem e também entender a sua devida importância. Pois, “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”. 

Comentários do corretor


Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à pontuação.

Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa e crítica.

Continue exercitando sua escrita.


Competências avaliadas


Item Nota
Adequação ao Tema Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. 2.0
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. 2.0
Adequação ao Gênero Textual Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. 1.5
Adequação à modalidade padrão da língua Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. 1.5
Coesão e Coerência Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. 2.0
NOTA FINAL: 9


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente