O que antes era fato visto de longe, agora é preocupação dos que veem de perto uma das maiores escassezes de água que o estado de São Paulo já sediou. O estado que antes era rico em água, hoje sofre com a sua falta.
Justificada muitas vezes pelo verão rigoroso, a causa da escassez não se limita a um fator ambiental. Um dos motivos que podem ser notados e citados é o uso demasiado e descontrolado da água doce como se fosse uma fonte inacabável. A maioria das pessoas “por terem mais com que se importar” acabou esquecendo o valor da água, de como ela é preciosa e começaram a utilizá-la sem consciência.
Como consequência pode-se notar o atual momento do estado de São Paulo. A falta de água não está refletindo somente no sustento pessoal, mas também na economia, na agricultura, na pecuária, entre outros ramos. Pesquisas da Federação e do Centro de Indústrias da Cidade De São Paulo – Fiesp e Ciesp-, mostram que mais de 3.000 postos de emprego já foram fechados por tal motivo. Isso só tende a se agravar caso a seca se prolongue, e, óbvio, caso a população não se conscientize.
Em virtude dos fatos mencionados, é possível observar a gravidade da seca no estado de São Paulo, suas devidas causas e consequências. Porém, é possível melhorar ou até mesmo reverter esse quadro que parece insolúvel e irreversível. Como? A geração atual se conscientizando da preciosidade e da raridade da água e a utilizando corretamente e as crianças, que serão o futuro do Brasil, aprendendo desde sua infância, tanto em casa assim como na escola, a utilizar este bem e também entender a sua devida importância. Pois, “devemos ser a mudança que queremos ver no mundo”.
Comentários do corretor
Atenção à concordância de número (singular e plural), à grafia correta das palavras e à pontuação.
Bom texto. Aborda o tema proposto de forma clara, objetiva, informativa e crítica.
Continue exercitando sua escrita.
Competências avaliadas
Item | Nota | |
Adequação ao Tema | Avalia se o texto consegue explorar as possibilidades de ideias que o tema favorece. Como no vestibular, a redação que foge ao tema é zerada. | 2.0 |
Adequação e Leitura Crítica da Coletânea | Avalia se o texto consegue perceber os pressupostos da coletânea, assim como fazer relação entre os pontos de vista apresentados e outras fontes de referência. | 2.0 |
Adequação ao Gênero Textual | Avalia se o texto emprega de forma adequada as características do gênero textual e se consegue utilizá-las de forma consciente e enriquecedora a serviço do projeto de texto. | 1.5 |
Adequação à modalidade padrão da língua | Avalia se o texto possui competência na modalidade escrita. Dessa forma, verifica o domínio morfológico, sintético, semântico e ortográfico. | 1.5 |
Coesão e Coerência | Avalia se o texto possui domínio dos processos de predicação, construção frasal, paragrafação e vocabulário. Além da correta utilização dos sinais de pontuação e dos elementos de articulação textual. | 2.0 |
NOTA FINAL: | 9 |
Saiba como é feito a classificação da notas | ||||
0.0 - Ruim | 0.5 - Fraco | 1.0 - Bom | 1.5 - Muito bom | 2.0 - Excelente |